12 de novembro de 2009

Mercado à Moda Antiga, em Fortios

No dia 07 de Novembro de 2009, o Rancho Folclórico  de Fortios, organizou o  Mercado à  Moda Antiga.

O evento decorreu no Largo da Pracinha - Mártir Santo em Fortios.

No Mercado à Moda Antiga, foram recriados usos e costumes dos nossos avós e expostos produtos agrícolas e artesanais, bem como a tradicional Tasquinha onde não faltou o bom vinho e a boa gastronomia da nossa terra.


Reportagem do Jornal "Fonte Nova"


Mercado Tradicional regressa a Fortios - Era assim antigamente.





A primeira realização do Mercado Tradicional que se fundiu na perfeição com a terceira edição do Encontro de Cantadores de Saias, resultou num dia inesquecível em que a aldeia de Fortios voltou a sentir o toque do passado.


Passavam poucos minutos das 14 horas quando o Largo da Pracinha, no Mártir Santo, começou a sentir a "azáfama" que se adivinhava para o resto da tarde. Pela primeira vez na Freguesia, reconstituía-se toda a essência dos mercados tradicionais e a população começava a aparecer. A verdade é que ainda os vários elementos do Rancho Folclórico que deram corpo ao mercado estavam a preparar a tasquinha e a mostra de produtos tradicionais e já muita gente "matava" a sede e a curiosidade com um copinho de tinto.


E assim foi ao longo de  toda a  tarde.  De um lado petiscavam-se os melhores enchidos da nossa região, regados com vinho da nossa região, e do outro compravam-se, tal como no passado, alguns legumes e cereais. Já as banquinhas do meio estavam reservadas para os mais gulosos, e aí podíamos encontrar uns docinhos e uma boa ginja.

Foi, sem dúvida, uma tarde única, carregada de tradição, onde reinou o convívio e onde se recordou, da melhor forma, como era o comércio antigamente. Mas o regresso ao passado não ficou por aqui.
 À noite, e dando continuidade a esta "viagem", o Rancho Folclórico de Fortios promoveu a terceira edição do Encontro de Cantadores de Saias, recordando também as cantigas e os bons momentos vividos,
por exemplo, "na apanha da azeitona, na monda, no arrancar do mato ou ainda nos bailes".
Um dia em cheio que deixou Joaquim Matias, presidente do Rancho Folclórico de Fortios, naturalmente satisfeito.
Abordando a primeira edição do Mercado Tradicional, o líder da colectividade afirmou que os grandes objectivos desta iniciativa foram, para além do convívio, "dar a conhecer aos jovens algo que nunca tinham assistido" e dar a possibilidade, aos mais idosos de "recordarem com saudade outros tempos, em que vinham a esta pracinha, onde reuniam, todos os Domingos de manhã, para comprar, vender, trocar e
conviver".
Revelando que o Rancho fez um convite "a toda a população" com intenção prioritária de regressar ao passado e dar a conhecer os mercados tradicionais, Joaquim Matias referiu que as trocas comerciais foram secundárias. "Alguns dos produtos que marcaram presença neste mercado foram cedidos pela população, a quem agradecemos o apoio e colaboração, e outros foram adquiridos para conseguir ter aqui esta mostra. Não quisemos lucrar, quisemos dar a conhecer e manter viva uma tradição que já não existia na nossa terra", afirmou, garantindo a continuidade do Mercado no futuro.
Destacando outras iniciativas da mesma índole, o presidente do Rancho confessou que, aquando da elaboração do Plano de Actividades da colectividade, existe sempre um esforço para melhorar em relação aos anos anteriores. "Tentamos todos os anos melhorar e adicionar algo de novo e venha enaltecer e elevar o nível e qualidade dos nossos eventos, pois queremos que Fortios seja uma comunidade viva, onde a cultura tradicional e popular esteja bem patente para todos", sublinhou.
Quanto ao Encontro de Cantadores de Saias, que já vai na sua terceira edição, Joaquim Matias mostrou-se igualmente satisfeito, não só com as actuações dos conjuntos de Alter do Chão, Fortios e Portalegre, mas também com a adesão das
pessoas que, além de assistir à iniciativa, participou também no magusto promovido pelo Rancho, onde não faltaram as castanhas "regadas com licores caseiros para toda a população".




Texto: André Relvas
in "Jornal Fonte Nova"





Reportagem do Jornal "alto alentejo"



Click no recorte do jornal, para ler a reportagem.





9 de novembro de 2009

Reportagem do III Encontro de Cantadores de Saias

No III Encontro de Cantadores de Saias Foram recriadas cantigas que os nossos antepassados entoavam durante as fainas agrícolas ou num contexto de divertimento.

Dia 07 de Novembro de 2009, Fortios foi mais povo que nunca. Por isto e porque "quem canta seus males espanta" a Direcção do Rancho Folclórico, vem manifestar o seu agrado a todos aqueles que nos acompanharam nesta viagem ao passado.

No final a castanha assada foi acompanhada com jeropiga, aguardente, entre outros licores caseiros.



Fotoreportagem do "III Encontro de Cantadores de Saias"








































Os Clip's dos Cantadores de Saias do "Rancho F. de Fortios"












4 de novembro de 2009

III Encontro de Cantadores de Saias


O"Encontro de Cantadores de Saias", anualmente organizado pelo Rancho Folclórico de Fortios, marcou já a sua posição entre os eventos culturais na Freguesia.
No dia 7 de Novembro (Sábado) irá ocorrer pelas 21h30 o "III Encontro de Cantadores de Saias" na sede do Rancho Folclórico de Fortios, com entrada livre.



"As Saias"

Só cantadas ou cantadas e bailadas, as "saias" constituem uma das mais belas expressões da cultura tradicional portuguesa.
São cantigas de trabalho mas também cantigas de divertimento e muitas vezes eram cantadas sem suporte instrumental. O que acontecia na apanha da azeitona, na monda, no arrancar do mato ou ainda nos balhos (bailes) quando o tocador parava para descansar ou para comer. Pois o bailarico, esse é que não podia parar.

As "saias" são cantigas de "despique", quase sempre cantadas entre um homem e uma mulher, mas poderiam ser cantadas a despique por dois homens quando em disputa estava uma mulher, que podia ou não entrar na cantoria. E quase sempre também com um sentido de rima como se pode ver.


(homem)

Dei chegada á minha aldeia
Ai corri meus olhos e vi
Tua janela dourada
Com uma estátua de marfim


(A resposta não tardava)


Tu te lembraste de mim
Por me veres à janela
Vai p’ra onde tens andado
Meu coração já não espera

(homem)

Teu coração já não espera
Diz se o meu chegou a tempo
Dei chegada à minha aldeia
P’ra tratar meu casamento

(mulher)

Não te dou consentimento
Nem de para mim olhar
As meninas da cidade
São melhores de namorar

(homem)

Agora estou a pensar
Ai de mim que estou perdido
As meninas da cidade
É que me trazem iludido

(mulher)

As meninas da cidade
É que te trazem iludido
Vai-te embora ó alarve
Que o meu amor está perdido

Click no PLAY para ouvir:

"Saias Rodadas"







Estas fotos fazem parte do álbum de recordações do Rancho F. de Fortios.

( II Encontro de Cantadores de Saias)