12 de julho de 2010

Reportagem do Festival Int. de Folclore / Fortios 2010


Reportagem do Jornal " Fonte Nova"



Rancho de Fortios coloca Portalegre no mapa internacional


Dando continuidade a um dos eventos mais imponentes do Concelho e da região, o Rancho de Fortios voltou a organizar o Festival Internacional de Folclore, uma iniciativa que reuniu, no mesmo palco, o melhor da cultura tradicional não só do nosso País, mas também da Bulgária, Extremadura Espanhola e do Equador. E repetindo o sucesso das edições anteriores, a colectividade conseguiu colocar Portalegre no mapa do folclore internacional.

Arrancou, no Sábado, com a habitual sessão solene no Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre, mais uma edição do Festival Internacional de Folclore – Fortios 2010, um dos expoentes máximos em ter-mos de intercâmbio cultural na nossa região e que, apesar de algumas vicissitudes relacionadas com a ausência de dois grupos inicialmente previstos (México e Espanha, no Domingo), voltou a revelar-se um verdadeiro sucesso.

A Freguesia de Fortios voltou a ser a anfitriã do primeiro espectáculo do Festival, espelhando não só o melhor dos nossos usos e costumes, mas também o melhor da tradição do Douro Litoral, através do Grupo de Danças e Cantares Nossa Senhora de Guadalupe; da Beira Alta, pelo Rancho Folclórico de Passos de Silgueiros; e do Ribatejo, através do Rancho Folclórico da Fajarda. Da Bulgária veio o Folk Dance Ensemble "CVYAT" e, do Equador, veio o Grupo de Danzas Andinas Intichaski.



Ainda na sexta-feira, e depois do também habitual jantar-convívio no Restaurante "O Sobreiro", teve lugar o primeiro desfile etnográfico pelas ruas da Freguesia e, finalmente, já no Largo da Boavista, o primeiro ponto alto do Festival…o momento em que todos os conjuntos se reuniram pela primeira vez em palco, proporcionando às centenas de populares uma noite alegre, recheada de momentos, em que os usos e costumes das várias regiões e países se cruzaram e fundiram num só.

Depois do grande espectáculo de Sábado, seguiu-se mais uma noite especial. Pelas ruas de Portalegre desfilaram, para além do conjunto anfitrião, os grupos da Bulgária e do Equador, arrancando enormes aplausos da população que depois seguiu para o CAEP, onde teve lugar o segundo espectáculo do Festival Internacional. Perante um auditório cheio (com destaque para inúmeros representantes da comunidade búlgara a residir em Portalegre), a organização promoveu a habitual troca de lembranças e deu, aos representantes dos grupos participantes a possibilidade de fazerem um balanço não só da efeméride, mas também da sua estadia na nossa região.

Destaque ainda para as palavras da vereadora responsável pelo Pelouro da Cultura na Câmara Municipal de Portalegre, Adelaide Teixeira, que não poupou elogios ao Rancho Folclórico de Fortios.

"Este evento é uma tradição extremamente importante, pois dá a conhecer a nossa tradição, a nossa cultura e os nossos usos e costumes. O Festival só prova, mais uma vez, que o folclore é verdadeiramente a alma de um povo", frisou momentos antes do arranque do espectáculo.



"O Rancho de Fortios é um mensageiro do Alentejo, das suas tradições, dos seus cantares…da sua etnografia dentro e fora do País. Está cada vez mais reconhecido internacionalmente"

Já na derradeira fase do Festival, Joaquim Matias, presidente do Rancho Folclórico de Fortios, era um homem satisfeito. "O balanço é extremamente positivo. As expectativas eram muito grandes e, apesar da ausência do grupo do México e do conjunto espanhol no Domingo, tivemos um evento extraordinário", frisou, salientando o grupo do Equador que, em substituição dos mexicanos, se apresentaram com uma performance "fantástica".

Além dos espectáculos em Fortios, Portalegre, Crato e Castelo de Vide, o presidente da colectividade destacou os desfiles, principalmente o da nossa cidade, que percorreu as ruas desde a Sé Catedral até à Praça da República encabeçado por dois cavaleiros.

Na opinião de Joaquim Matias, este Festival foi "o mais conseguido", não só pela "qualidade das actuações", mas também "pelo número de espectadores".

O presidente do Rancho de Fortios fez ainda questão de agradecer a todos os que, de alguma forma, se associaram a esta efeméride, caso do Restaurante "O Sobreiro", do AIP (alojamentos), dos proprietários dos cavalos que guiaram o desfile e ainda de todos os que contribuíram financeiramente para a realização do boletim do Festival. Mas o agradecimento mais especial foi para os elementos do Rancho Folclórico de Fortios que, na sua opinião, são os grandes responsáveis pelo sucesso do Festival.

Textos: André Relvas




Festival Int. de Folclore Fortios 2010