17 de março de 2011

Baile da Pomba







   

    O Rancho Folclórico de Fortios continuando a reavivar brincadeiras de outrora, vai levar a efeito, no próximo dia 18 de Março, o tradicional Baile da Pomba, o qual será mais um regresso às raízes culturais, onde os bailes faziam parte do entretenimento popular.
     O Baile da Pomba é um baile realizado depois do Carnaval, ou seja, já no período da Quaresma.
     Em Fortios, foi sempre um baile tradicionalmente muito concorrido porque era o único que se realizava durante um período de 40 dias reservado para a reflexão espiritual.
    Contudo foi também um evento a que ninguém ficava indiferente. Como a religião sempre foi vivida com muito fervor, algumas vozes se levantavam contra a sua realização, dado ser já no período em que não se deviam registar grandes manifestações de alegria, principalmente dançar. Por outro lado, custava muito aos foliões e amantes de bailes o final do Carnaval.
    Assim, no primeiro domingo da Quaresma, ou a meio deste período religioso, faziam-se nas sociedades recreativas, os bailes da pomba.
    O Baile da Pomba traduz-se numa brincadeira em que se coloca no centro do salão e suspenso do tecto, um objecto construído em forma de pinha, onde é fixada uma infinidade de fitas de várias cores das quais apenas uma permite a sua abertura e consequente libertação da pomba ali residente.
    Os pares dançam à volta da mesma retirando gradualmente uma fita até que consigam abrir a pinha e serem o rei e rainha do baile.





3 de março de 2011

Baile de Carnaval





É difícil dizer ao certo onde o Carnaval teve a sua origem. Alguns historiadores dizem que o Carnaval teve a sua origem nas festas em que os Gregos e os Romanos comemoravam as suas colheitas; outros, nas festas Egípcias, mas não se pode precisar realmente, porque essas festas também se foram transformando com o passar do tempo e com as mudanças sócio-culturais.

Assim, como também não temos a certeza da origem e significado da palavra Carnaval, uma das possibilidades é ter-se originado do termo do latim “carnem levare”, modificada, depois, para “carne, vale!” (adeus, carne!), palavra que anunciava a retirada da carne das refeições por causa da Quaresma.

Também se sabe que, desde a idade média, o Carnaval está associado ao calendário cristão e representava, naquela época, o período de festas profanas que se iniciava a partir do dia 25 de Dezembro, ou no Dia de Reis, e se estendia até à Quarta-Feira de Cinzas, quando começavam os jejuns da Quaresma.

Hoje, o Carnaval é considerado um período festivo, e por este motivo o Rancho Folclórico de Fortios vai organizar um baile de Carnaval no dia 5 de Março, sábado, a partir das 22h na sua sede.


Venha divertir-se connosco!

Carnaval 2008


Carnaval 2009