Fortios no Palco do Mundo
No próximo dia 07 de Julho de 2012, Fortios volta a ser palco de mais uma grande manifestação cultural, baseada nas tradições, usos e costumes de outrora.
Recordar o passado é enaltecer os nossos pergaminhos e a nossa grandeza, por isso, o Rancho Folclórico de Fortios, prosseguindo a sua caminhada num mundo cada vez mais conturbado, com desmandos das mais diversas matrizes, que nos enchem de indignação e desencantos, regista com muita emoção o trabalho desenvolvido, com autenticidade e qualidade, em prol da nossa História e das nossas Raízes.
Fiel embaixador das nossas tradições, com invejável historial de reconhecimento e sucesso espalhado por todo o Pais e além fronteiras, tem levado o nome da sua terra – FORTIOS – a pontos longínquos do nosso universo visível, para muitos inacessíveis.
Recepcionar a cultura e a memória de um povo, enche-nos de orgulho e dá-nos força para caminhar nesta estrada que muitas vezes é de terra batida.
Mas o Folclore, reconhecido por muitos como uma das manifestações mais autênticas da cultura popular, e por outros timidamente valorizado, merece que todos exijam mais respeito e mais apoio.
O Largo da Boavista em Fortios, animado com danças e cantares para gáudio dos amantes das tradições portuguesas, é o local escolhido para mais uma vez o Rancho Folclórico de Fortios, demonstrar a sua grandiosidade no panorama do Folclore Português.
Todos devemos valorizar as nossas origens. Conhecendo-as e respeitando-as, cultivamos e mantemos vivo o legado que os nossos antepassados nos deixaram e que, de forma muito expressiva e genuína, será perpetuado de geração em geração.
Os aplausos do público que granjeamos, a admiração de todos aqueles que nos visitam ou nos recebem, são factores muitos importantes para o continuar neste grande movimento – O Folclore Português.
Em defesa deste Património que é de todos nós, o Rancho Folclórico de Fortios, para além da sua participação, convidou selectivamente quatro grupos representativos do Folclore Português: Ribatejo – Rancho Folclórico Benfica do Ribatejo; Estremadura - Grupo Folclórico “Os Camponeses Dona Maria”; Beira Litoral – Grupo Folclórico “As Tricanas de Ovar”; Entre Douro e Minho – Rancho Folclórico de Santa Luzia de Airães.
A todos damos as “Boas Vindas” com a certeza de que na sua memória ficará a beleza das nossas paisagens alentejanas, a excelência da nossa gastronomia, a riqueza da nossa cultura e acima de tudo, o carinho das nossas gentes.
À nossa comunidade de Fortios, aos nossos Autarcas e a todos aqueles que nos têm dado a mão, o eterno agradecimento pelo apoio prestado, pela amizade e carinho disponibilizado e pela colaboração que, em conjunto, nos tem permitido vencer desafios.
Muito obrigado e sejam todos bem vindos ao Festival de Folclore – Fortios/2012.
Para todos um enorme APLAUSO!
A Direcção