17 de outubro de 2011

Reportagem do Festival Internacional de Folclore / Fortios 2011





"Festival Internacional de Folclore dos Fortios - Sete grupos partilham cultura e tradição

No entanto, foi à noite, no Largo da Boavista, nos Fortios que se registou o momento alto do primeiro dia de Festival. Depois de um desfile etnográfico, os grupos subiram ao palco e brindaram as largas dezenas de participantes com verdadeiras danças e tradições do folclore.


Joaquim Matias, presidente do Rancho Folclórico dos Fortios começou por agradecer a presença de todos, mostrando-se satisfeito pela adesão do público e dos grupos participantes.


O presidente da Junta de Freguesia dos Fortios agradeceu "todo o trabalho desenvolvido por Joaquim Matias em prol do desenvolvimento da freguesia" frisando que "sem a sua carolice dificilmente se conseguiria fazer algo deste género e sobretudo com a falta de estruturas e equipamentos para se receber este tipo de eventos". Lançando algumas criticas à Câmara Municipal de Portalegre, o autarca garantiu que "a freguesia tem sido esquecida", deixando por isso o pedido para que "a Câmara veja se faz alguma coisa por esta freguesia. Somos uma grande freguesia e temos estado esquecidos".


"É uma viagem ao passado" começou por clarificar o presidente do Folclorismo de Portugal, acrescentando que "folclore não é passado, é antes as bases dos dias de hoje, é o olhar para o passado para podermos projectar o futuro" e lamenta que "o folclore seja tão mal tratado em Portugal" e que embora tenha sido criada uma Secretaria de Estado para tratar esta arte popular, este responsável admite que possa não ser suficiente mas "já é alguma coisa. Vamos ver como as coisas vão evoluir".


Coube ao Rancho Folclórico dos Fortios abrir o festival. Com uma pequena demonstração, As Saias da Ti Maria Esteves, o jogo bailado "Deixa-te estar", uma moda de saias dedicada ao Cancioneiro Tipico de Castelo Branco "As Saias do Adro", Viva a Noiva e a finalizar as saias Rodadas, os bailadores demonstraram o saber deste povo.

Neste festival participaram três grupos portugueses, o Rancho dos Fortios, o Rancho Folclórico e Etnográfico de Ponte da Barca, o Cancioneiro Tipico de Castelo Branco e o Grupo Folclórico e Etnográfico de Alfarelos. Do Brasil, do Rio Grande do Sul, veio o Grupo de Arte Nativa Sepé Tiaraju, de Espanha o Grupo Folklórico "Albahaca" e da Georgia o Grupo "Sikharuli".




No domingo à noite, os grupos actuaram no Crato, segunda-feira, em Nisa e amanhã, quarta-feira, o encerramento está marcado para o Centro de Artes e Espectáculos de Portalegre, pelas 21 horas."


Reportagem do Jornal "Fonte Nova"
Textos: Manuela Lã Branca



Do Brasil,
do Rio Grande do Sul,
O Grupo de Arte Nativa Gan Sepé Tiaraju
Crato - Portugal







3 de junho de 2011

Festival Internacional de Folclore Fortios / 2011







O Festival Internacional de Folclore, marcou já a sua posição entre os eventos culturais de primeira grandeza no distrito de Portalegre.

Este certame, reunirá de 2 a 7 de Julho, 8 grupos, num total de 300/400 participantes, entre músicos, bailadores e figurantes, que irão colorir a nossa terra, com a riqueza das suas tradições, promovendo a amizade entre todos os intervenientes, com usos e costumes distintos.

Ao longo dos anos o Festival Internacional de Folclore em Fortios, cativou não só o público que ocorreu em massa aos espectáculos programados, como também os meios de comunicação, escrita e falada.





Presenças Nacionais confirmadas:












Presenças Internacionais confirmadas:














Festival Internacional de Folclore Fortios 2011

Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre









 

31 de maio de 2011

"Grande Noite de Anedotas" 2011








Anunciamos que no dia 04 de Junho de 2011 (sábado), pelas 22.00h, na sede do Rancho Folclórico de Fortios, irá ocorrer a “Grande Noite de Anedotas”, com entrada Livre.


 

"Anedota" sobre a Vida Conjugal

Num carro ia um homem, a mulher e a sogra que era meio surda. O homem olha pelo retrovisor e repara que está a polícia a seguí-lo. O gajo abranda logo e guia o melhor que pode. A polícia segue-o durante um bom bocado e depois manda-o encostar. Pergunta o homem muito aflito: - Então Sr. Guarda, há azar? Fiz alguma asneira? - Não, não ... O Sr. ia a conduzir muito bem, e por isso o vínhamos a seguir, fique sabendo que acaba de ganhar o prémio de melhor condutor da semana. O prémio é de 500 euros. Já tem alguma ideia do que vai fazer com esse dinheiro? - Bem, com os 500 euros já devia dar para comprar a carta, não? Diz a mulher: - Sr. guarda, não lhe ligue que ele está bêbado... Diz a sogra: - Eu não vos dizia que isso de andar a conduzir carros roubados ainda nos ia trazer chatices?

Vem divertir-te connosco!




1 de maio de 2011

4º Encontro de Poetas Populares



O poeta do povo continua a surpreender através da expressão emotiva da genuína observação do quotidiano e do sentido das palavras simples e sábias. Por isso o Rancho Folclórico de Fortios, no dia 7 de Maio, vai promover um encontro que possibilite a partilha de experiências e rimas, contribuindo para a preservação daquela vertente da cultura popular.

Este encontro tem como principal objectivo dar oportunidade aos Poetas Populares Alentejanos, a apresentarem a riqueza dos seus trabalhos. Não podemos esquecer que a poesia popular está vincada na identidade cultural do Alentejo, tal como acontece com o cante, o folclore, e os outros costumes.








17 de março de 2011

Baile da Pomba







   

    O Rancho Folclórico de Fortios continuando a reavivar brincadeiras de outrora, vai levar a efeito, no próximo dia 18 de Março, o tradicional Baile da Pomba, o qual será mais um regresso às raízes culturais, onde os bailes faziam parte do entretenimento popular.
     O Baile da Pomba é um baile realizado depois do Carnaval, ou seja, já no período da Quaresma.
     Em Fortios, foi sempre um baile tradicionalmente muito concorrido porque era o único que se realizava durante um período de 40 dias reservado para a reflexão espiritual.
    Contudo foi também um evento a que ninguém ficava indiferente. Como a religião sempre foi vivida com muito fervor, algumas vozes se levantavam contra a sua realização, dado ser já no período em que não se deviam registar grandes manifestações de alegria, principalmente dançar. Por outro lado, custava muito aos foliões e amantes de bailes o final do Carnaval.
    Assim, no primeiro domingo da Quaresma, ou a meio deste período religioso, faziam-se nas sociedades recreativas, os bailes da pomba.
    O Baile da Pomba traduz-se numa brincadeira em que se coloca no centro do salão e suspenso do tecto, um objecto construído em forma de pinha, onde é fixada uma infinidade de fitas de várias cores das quais apenas uma permite a sua abertura e consequente libertação da pomba ali residente.
    Os pares dançam à volta da mesma retirando gradualmente uma fita até que consigam abrir a pinha e serem o rei e rainha do baile.





3 de março de 2011

Baile de Carnaval





É difícil dizer ao certo onde o Carnaval teve a sua origem. Alguns historiadores dizem que o Carnaval teve a sua origem nas festas em que os Gregos e os Romanos comemoravam as suas colheitas; outros, nas festas Egípcias, mas não se pode precisar realmente, porque essas festas também se foram transformando com o passar do tempo e com as mudanças sócio-culturais.

Assim, como também não temos a certeza da origem e significado da palavra Carnaval, uma das possibilidades é ter-se originado do termo do latim “carnem levare”, modificada, depois, para “carne, vale!” (adeus, carne!), palavra que anunciava a retirada da carne das refeições por causa da Quaresma.

Também se sabe que, desde a idade média, o Carnaval está associado ao calendário cristão e representava, naquela época, o período de festas profanas que se iniciava a partir do dia 25 de Dezembro, ou no Dia de Reis, e se estendia até à Quarta-Feira de Cinzas, quando começavam os jejuns da Quaresma.

Hoje, o Carnaval é considerado um período festivo, e por este motivo o Rancho Folclórico de Fortios vai organizar um baile de Carnaval no dia 5 de Março, sábado, a partir das 22h na sua sede.


Venha divertir-se connosco!

Carnaval 2008


Carnaval 2009