O Rancho Folclórico de Fortios continuando a reavivar brincadeiras de outrora, vai levar a efeito, no próximo dia 18 de Março, o tradicional Baile da Pomba, o qual será mais um regresso às raízes culturais, onde os bailes faziam parte do entretenimento popular.
O Baile da Pomba é um baile realizado depois do Carnaval, ou seja, já no período da Quaresma. Em Fortios, foi sempre um baile tradicionalmente muito concorrido porque era o único que se realizava durante um período de 40 dias reservado para a reflexão espiritual.
Contudo foi também um evento a que ninguém ficava indiferente. Como a religião sempre foi vivida com muito fervor, algumas vozes se levantavam contra a sua realização, dado ser já no período em que não se deviam registar grandes manifestações de alegria, principalmente dançar. Por outro lado, custava muito aos foliões e amantes de bailes o final do Carnaval.
Assim, no primeiro domingo da Quaresma, ou a meio deste período religioso, faziam-se nas sociedades recreativas, os bailes da pomba.
O Baile da Pomba traduz-se numa brincadeira em que se coloca no centro do salão e suspenso do tecto, um objecto construído em forma de pinha, onde é fixada uma infinidade de fitas de várias cores das quais apenas uma permite a sua abertura e consequente libertação da pomba ali residente.
Os pares dançam à volta da mesma retirando gradualmente uma fita até que consigam abrir a pinha e serem o rei e rainha do baile.
Sem comentários:
Enviar um comentário