16 de abril de 2009

Resenha Histórica


Fortios é uma freguesia rural do Concelho de Portalegre, distando desta cerca de 8 km, no Sentido Noroeste. A povoação de Fortios fica situada na base da Serra do Mata Amores e a Noroeste da Serra de S. Mamede. O grande elo etno-cultural e folclórico desta gente Alentejana é hoje o Rancho Folclórico de Fortios.

Fundado em 1981, só em 1984 iniciou exaustiva recolha etno-folclórica, reconstituindo através dos saberes dos mais idosos os usos e costumes dos seus antepassados. A sua componente etnográfica é composta por trajes de trabalho: abegão, ganhão, pastor, ceifeira, mondadeira, azeitoneira, alimentador de máquinas e também por trajes domingueiros e de festa riscos e pobres, o lavrador de Fortios e os noivos. No seu vasto reportório, de salientar as modas de saias, danças de roda e cantigas bailadas.

Tem este grupo sido digno e autêntico representante do folclore do Nordeste Alentejano nos diversos locais onde tem feito as suas demonstrações folclóricas. O Rancho Folclórico de Fortios, tem participado nas mais diversas manifestações folclóricas, culturais e etnográficas de Norte a Sul de Portugal Continental, nos Arquipélagos dos Açores e Madeira e no estrangeiro nomeadamente por diversas vezes em Espanha onde representou Portugal no Festival Internacional Cacereño – Cáceres; Olivença; Sevilha (Expo’92); Salamanca; Torrejoncilho; Afonsagrada (Lugo), Vigo e ainda se fazendo representar na República da Georgia - Ex–URSS. Participou e colaborou em diversos programas de rádio e televisão em Portugal. Em 1993, participou num programa da RAIUNO integrado na reunião anual da Federação Europeia de Festas e Manifestações Históricas.

O Rancho Folclórico de Fortios tem, gravados alguns dos seus temas em duas fitas magnéticas e num álbum “Festa na Aldeia” e ainda em CD, intitulado “Balho de Saias”, cujo lançamento ocorreu em 2001. Em 1998 fez uma gravação em vídeo e CD-Rom organizado pela Only Multimédia. Também neste ano para além da participação na Expo’98 (Lisboa) se deslocou à Alemanha, mais concretamente à cidade de Estugarda entre os dias 13 e 19 de Maio, para participar no Concurso de Folclore das Regiões Vitícolas Europeias Intervitis – Interfructas. No ano 2000, representou Portugal no Folk’ 2000 em Platja D’Aro – Barcelona.

Em finais de Outubro de 2000, participou nas actividades de animação cultural na semana de encerramento da Expo’ 2000, em Hannover (Alemanha) em representação da Região do Alentejo. De 24 a 31 de Agosto de 2004, por intermédio do CIOFF, representou Portugal no 14º Festival Internacional de Folclore em Ismailia – Egipto. Entre 18 e 26 de Agosto de 2007, representou Portugal no Festival Internacional de Folclore de Bosra – Síria. No período de 17 a 26 de Agosto de 2008, representou Portugal no Festival Internacional de Folclore de Agrínio – Grécia.

É membro efectivo da Federação de Folclore Português, fundador da Associação de Folcloristas do Alto Alentejo e está inscrito no INATEL.

10 comentários:

  1. Caro amigo Matias
    É com agrado que vejo nascer o blog do Rancho dos Fortios. Espero que seja mais um veículo de promoção da cultura regional além fronteiras.
    Um abraço de parabéns
    lm

    ResponderEliminar
  2. Amigo Matias.
    É para mim, um orgulho, ver o blog do Rancho Folclórico de Fortios a nascer.
    É um passo importante que estamos a dar neste momento.
    Vamos continuar a divulgar a tradição do nosso povo, agora mais do que nunca,estamos no caminho certo.
    Continua a trabalhar para encheres o teu povo de orgulho.
    Parabéns p'lo teu trabalho.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Amigo Matias.
    Neste momento sinto um orgulho enorme por fazer parte desta Família.
    Vamos continuar a trabalhar para que este Blog Cresça, com Saúde.
    Parabéns, pelo nascimento do nosso Blog.
    Um abraço

    Rui Nunes

    ResponderEliminar
  4. Joaquim Matias,
    estou muito contente por ver que o nosso rancho tem um blog, com a história do nosso grupo e com as nossas actuações na Grécia e na Syria!
    Um abraço!

    jn

    ResponderEliminar
  5. Caros Amigos do Rancho Folc. Fortios,
    É com grande satisfação que vejo a nossa terra mais uma vez aparecer no "mapa" sob responsabilidade do rancho.
    Será que as entidades responsáveis ainda não verificaram quem é o principal, paranão dizer único veiculo de divulgação das nossas gentes e da nossa terra,... apoiem quem apresenta trabalho feito!...
    Um abraço
    Fortiense

    ResponderEliminar
  6. Estou muito contente!!

    menina

    ResponderEliminar
  7. Amigo Matias
    É para mim uma honra fazer parte do teu grupo de Amigos! Para além disso é sempre uma FELICIDADE, quando o Rancho dos Fortios vem a Arronches. Um grande abraço e força para continuares a dar o teu grande e valioso contributo!
    M. Emília

    ResponderEliminar
  8. muito bem.
    parabens pelo blogue.
    obrigado por me aceitares na familia do rancho.
    como é possivel existir nos Fortios jovens a desperdiçar toda a beleza e grandeza do folclore da nossa terra.
    e a perder a oportunidade de conhecer outros povos e outras gentes no nosso país e além fronteiras.
    força amigo Matias, continua com a força e a vontade de manter o nome da nossa terra por todo mundo.

    ResponderEliminar
  9. parabens pelo blog...
    Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático BETO CARRERO WORLD em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
    VIRGINIA DE MAURO a LULLY é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.
    vou divulgar este maravilhoso blog

    ResponderEliminar