4 de novembro de 2009

III Encontro de Cantadores de Saias


O"Encontro de Cantadores de Saias", anualmente organizado pelo Rancho Folclórico de Fortios, marcou já a sua posição entre os eventos culturais na Freguesia.
No dia 7 de Novembro (Sábado) irá ocorrer pelas 21h30 o "III Encontro de Cantadores de Saias" na sede do Rancho Folclórico de Fortios, com entrada livre.



"As Saias"

Só cantadas ou cantadas e bailadas, as "saias" constituem uma das mais belas expressões da cultura tradicional portuguesa.
São cantigas de trabalho mas também cantigas de divertimento e muitas vezes eram cantadas sem suporte instrumental. O que acontecia na apanha da azeitona, na monda, no arrancar do mato ou ainda nos balhos (bailes) quando o tocador parava para descansar ou para comer. Pois o bailarico, esse é que não podia parar.

As "saias" são cantigas de "despique", quase sempre cantadas entre um homem e uma mulher, mas poderiam ser cantadas a despique por dois homens quando em disputa estava uma mulher, que podia ou não entrar na cantoria. E quase sempre também com um sentido de rima como se pode ver.


(homem)

Dei chegada á minha aldeia
Ai corri meus olhos e vi
Tua janela dourada
Com uma estátua de marfim


(A resposta não tardava)


Tu te lembraste de mim
Por me veres à janela
Vai p’ra onde tens andado
Meu coração já não espera

(homem)

Teu coração já não espera
Diz se o meu chegou a tempo
Dei chegada à minha aldeia
P’ra tratar meu casamento

(mulher)

Não te dou consentimento
Nem de para mim olhar
As meninas da cidade
São melhores de namorar

(homem)

Agora estou a pensar
Ai de mim que estou perdido
As meninas da cidade
É que me trazem iludido

(mulher)

As meninas da cidade
É que te trazem iludido
Vai-te embora ó alarve
Que o meu amor está perdido

Click no PLAY para ouvir:

"Saias Rodadas"







Estas fotos fazem parte do álbum de recordações do Rancho F. de Fortios.

( II Encontro de Cantadores de Saias)







Sem comentários:

Enviar um comentário